Filmes

Povo do I ELAEL! Estamos escolhendo alguns filmes, e gostaríamos de receber indicações....

E aê, o que acham?

Comentem e nos indiquem antes de fecharmos a lista.

Filmes já confirmados:

- (Cocalero, 2007), Direção: Alejandro Landes

Fruto da tensão entre a política americana anti-drogas e a resistência do povo indígena boliviano, que sobrevive do cultivo da folha de coca, Evo Morales viaja pelo país, sempre de jeans e tênis, promovendo um levante popular que o transformaria no primeiro presidente indígena da história da Bolívia. O filme segue de perto os bastidores da campanha presidencial. A narrativa também investiga o funcionamento da organização sindical que apóia Evo politicamente, através da figura central de Leonilda Zurita, líder dos chamados cocaleros.

-Memoria Del Saqueo. (Argentina). Direção: Fernando Solanas

É um documentário intrigante que remonta um dos episódios mais marcantes que a Argentina enfrentou depois de ter passado por sucessivos governos que aplicaram e aprofundaram políticas neoliberais no país até o grande colapso econômico e político em 2001.

- Milk e mostra de curtas da Paraíba “A Máquina Virou”. (Brasil / EUA)

A Máquina Virou é um recorte que revela um cinema controvertido e de inegável importância pelo contexto político e social. Um cinema que abre espaço para a diversidade e trata com sensibilidade os dramas humanos vividos em pequenas cidades do interior da Paraíba.


Curtas de A Máquina Virou:

AMANDA E MONICK [DOC, 18MIN, 2008 / DIREÇÃO: ANDRÉ DA COSTA]Sinopse: Dois travestis numa cidadezinha de 6 mil habitantes perdida no Cariri Paraibano. Um se prostitui, o outro leciona em uma escola da comunidade.

PAOLA [DOC, 19MIN, 2003 / DIREÇÃO: EDUARDO CHAVES]Sinopse: O cotidiano de Paola, um travesti que vive em um lugarejo de 1800 habitantes no interior da Paraíba.

HOMENS [DOC, 21MIN, 2008 / DIREÇÃO: BERTRAND LIRA E LUCIA CAUS]Sinopse: Histórias de coragem revelam desencontros e alegrias vividos por homossexuais em pequenas cidades do Nordeste do Brasil.

ERA VERMELHO SEU BATOM [FIC, 10MIN, 1983 / DIREÇÃO: HENRIQUE MAGALHÃES]
Sinopse: Em meio à orgia carnavalesca, um relacionamento entre dois rapazes nasce e morre. O filme trata da discriminação entre os próprios homossexuais.

DEPOIS DA CURVA [FIC, 18MIN, 2009 / DIREÇÃO: HELTON PAULINO]Sinopse: Paulo é um jovem e iniciante motorista que ao fazer uma viagem a trabalho se depara com uma série de situações que o fará reavaliar seus próprios sentimentos, colocando em xeque até a existência de uma amizade de anos.

- Revolução dos cocos. (Ilha Salomão) ,2000, Direção: Dom Rotheroe

Relata a luta do povo de Bougainville (ilha do pacífico anteriormente pertencente a Papua Nova Guiné) contra a mineradora inglesa multinacional Rio Tinto Zinc, e depois por sua independência. Os moradores da ilha expulsaram, pelo uso da sabotagem, a mineradora, depois expulsaram o exército de Papua, depois o exército da Austrália, e depois mercenários contratados. Sofreram um cerco de sete anos (a população é de aproximadamente 150 mil habitantes) e inventaram meios alternativos para sobreviverem (energia elétrica, combustível, comida, remédios...) tudo a partir de cocos.

- Zeitgeist

Zeitgeist é uma expressão alemã que poderá ser traduzida como “o espírito do tempo”, e é o título de um filme muito controverso que foi disponibilizado apenas na net. Este é um filme sem fins lucrativos, cuja a ideia é inspirar as pessoas a olharem o mundo à sua volta de uma perspectiva mais crítica, e perceber que nem sempre as coisas são como a maioria da população pensa que são.

Basicamente, Zeitgeist divide-se em três partes que tentam mostrar-nos que:

1) O Cristianismo é uma farsa, a maior história já alguma vez contada é não mais que uma adoração pagã ao Sol usada pelos ricos e poderosos para controlar as pessoas;

2) O 11 de Setembro (9/11) foi uma conspiração de elite interna;

3) Desde a primeira grande guerra, os mega ricaços têm secretamente sido os causadores de guerras (Vietnam, Iraque - guerras para serem mantidas e não ganhas, com vista em grandes ganhos monetários) e colapsos financeiros para controlar a população e ficar mais ricos e mais poderosos.

- O aborto dos outros

Documentário que mostra as situações de aborto dentro de hospitais públicos que atendem mulheres vítimas de estupro, interrupções de gestações em casos de má-formação fetal sem possibilidade de sobrevida após o nascimento e abortos clandestinos.



15 Response to "Filmes"

  1. Angiuli says:
    6 de janeiro de 2011 às 11:20

    Into the Wild

  2. Cindy Michelle says:
    6 de janeiro de 2011 às 12:22

    Brigada pela ideia!!!!

  3. Lorenna Braga says:
    8 de janeiro de 2011 às 06:32

    olha... eu não sei qual o tipo de filme que vcs buscam, mas eu adorei um que passaram na universidade. é baseado numa história real de uma professora de inglês (nos E.U.A)decidida a mudar a realidade de seus alunos. o nome é "Escritores da Liberdade"(Freedom Writers, EUA, 2007. Muito bom.

  4. Beth Sousa says:
    8 de janeiro de 2011 às 16:12

    "Um estranho no ninho" ou "Zelig", dirigido e protagonizado por Woody Allen, e que é hilário! Psicanálise com um humor trash e sem apelações..

  5. priscila says:
    11 de janeiro de 2011 às 13:23

    "A vida de David Gale". Sinopse: David Gale (Kevin Spacey) é professor, advogado e também um ativista contra a pena de morte. Porém, ele próprio acaba sendo condenado a fatal punição, quando é acusado falsamente de estuprar e assassinar uma colega. O caso chama a atenção de uma jornalista (Kate Winslet), que decide investigar o passado de Gale e questionar o sistema judicial que o condenou. Ela começa a se aprofundar na investigação e além de se apaixonar por ele, descobre que ele é inocente.
    Muito bom!!!

  6. Talles Henrique says:
    14 de janeiro de 2011 às 02:03

    zeitgeist é MUITO FODA!

  7. erivanpoesia says:
    19 de janeiro de 2011 às 08:30

    Filme diário de motocicleta.
    Este não pode ficar de fora.

    Erivan Coqueiro

  8. WITALLO says:
    22 de janeiro de 2011 às 15:32

    poderia ter algum filme que foi inspirado em uma obra literaria.
    EX: O quinze, vidas secas, macunaima, e outros

  9. C'est la vie says:
    23 de janeiro de 2011 às 20:17

    La Strada - Fellini
    Notre musique - Godard
    Rope - hitchcock
    El ángel exterminador - Buñuel

  10. Thay says:
    24 de janeiro de 2011 às 07:48

    "Sociedade dos poetas mortos" não pode faltar!

  11. Unknown says:
    24 de janeiro de 2011 às 14:14

    Sugiro o filme "Memórias do Subdesenvolvimento" de Tomás Gutiérrez Alea. Um clássico do cinema cubano.

  12. Unknown says:
    27 de janeiro de 2011 às 06:31

    "As horas" que fala de uma forma leve sobre o homossexualismo e tem uma fotográfica linda. Dica para o dia do combate as opressões.

  13. Dr.Cocalero says:
    28 de janeiro de 2011 às 05:53

    Impasse! para mostrar a realidade do transporte público em Florianópolis! http://www.impasse.com.br/

    posso estar levando uma cópia do filme para exibição! Me avisem com tempo que pego no DCE da UFSC!

  14. Yasmine Spínola says:
    29 de janeiro de 2011 às 11:03

    "Os Famosos e Os Duendes da Morte" e "Koyaanisqatsi".

  15. Cindy Michelle says:
    31 de janeiro de 2011 às 13:37

    Frederico, leve, por favor. Se der, a gente passa. Vamos tentar.

    =*

Postar um comentário